9º FÓRUM RIO - SÃO JOÃO DE MERITI




Neste fim de semana ocorre um grande debate sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

O Rio de Janeiro enfrenta uma das maiores crises de sua história e os impactos sobre as vida da população fluminense tem sido catastróficos. O aumento do desemprego e a crescente escalada da violência são dois reflexos diretos da estrutura de corrupção e desgoverno que o Estado vivenciou por anos seguidos. Diante de tantos e diversos problemas, a sociedade arregaça as mangas e se organizar em várias frentes para enfrentar os problemas causados na ausência do poder público.

Entre tantos debates, estaremos participando do GD sobre Cultura, Cidadania e Empreendedorismo no 9º Fórum Rio que ocorrerá dia 10 de junho, às 11h da manhã, no Colégio Santa Maria em São João de Meriti.

Debateremos sobre a economia criativa e os novos empreendimentos culturais na Baixada Fluminense, a força dos coletivos e a sustentabilidade dos negócios sociais frente ao cenário de escassez de investimentos e crise social. 

A cultura tem desempenhado um importante papel na formação da cidadania e como alternativa a geração de renda para parcela da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na ocasião apresentaremos a iniciativa de diversos coletivos e agentes culturais na criação do Gomeia Galpão Criativo, o primeiro coworking da Baixada Fluminense.

Diversos grupos culturais que atuam em rede na Baixada Fluminense se articularam para criar um galpão criativo e abrigar seus projetos num formato de coworking. O galpão abriga diversos projetos, eventos e atividades culturais com forte impactos em toda a região.

O Gomeia possui alguns grupos nesse primeiro time, mas está aberto a outros parceiros. São coletivos de cultura digital, audiovisual, arquitetura, produção cultural, levantamentos de informações socioestatisticas:

Terreiro de Ideias
Mate com Angu Cineclube
Abacateiro de Ideias
Memory Audiovisual
Dunas Filmes
Virtú Produções
Observatório Social

Comentários

Postagens mais visitadas